quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Estátua de 2 mil anos do deus grego Apolo é encontrada na Faixa de Gaza


Um pescador da região disse ter retirado a escultura de 500 kg do mar em agosto de 2013.

Perdida durante décadas, uma rara estátua de bronze do deus grego Apolo ressurgiu misteriosamente na Faixa de Gaza, de onde foi recolhida pela polícia e desapareceu novamente, de acordo com o The Guardian.

A descoberta passou a povoar o imaginário do mundo da arqueologia, mas a polícia não declarou qual será o destino da peça ou se ela será exposta.

Um pescador da região disse ter retirado a escultura de 500 kg do mar em agosto de 2013, e levou-a para casa em uma carroça, sem desconfiar do seu significado.

Entretanto, a estátua apareceu à venda no site eBay com o preço de US$ 500 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) – bem abaixo de seu valor real. A polícia do grupo islâmico Hamas, que controla o território palestino, rapidamente apreendeu a peça e declarou que investiga o caso.

Arqueólogos não conseguiram por as mãos em Apolo, mas divulgaram algumas fotos da divindade intacta. Para eles, a estátua teria sido feita entre o 5º e o 1º século Antes de Cristo – cerca de 2 mil anos.

“É muito, muito raro encontrar uma estátua que não tenha sido feita nem de mármore, nem de pedra, mas de metal”, disse Jean-Michel de Tarragon, historiador da Escola Arqueológica de Jerusalém.

Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...