domingo, 24 de novembro de 2013

Vírus de Neandertal com 500 mil anos foi detectado no DNA dos humanos modernos

Vírus antigos herdados dos Neandertais foram encontrados em nosso DNA.

Os cientistas estão investigando possíveis vínculos entre os retrovírus endógenos – que são conectados em partes do DNA, relacionados com doenças modernas como AIDS e câncer.

Os pesquisadores compararam o DNA dos Neandertais com outros grupos de seres humanos antigos chamados Denisovans com o DNA de humanos modernos que tinham câncer.

Eles encontraram evidências de vírus antigos dos Neandertais e dos Denisovans em nosso DNA, sugerindo que eles se originaram em nossos ancestrais com mais de meio milhão de anos.

Os Neandertais coexistiram com os nossos antepassados na Europa durante milhares de anos, mas eles pertenciam a uma subespécie humana. Eles finalmente foram extintos há 30.000 anos.

Aproximadamente, 8% do DNA humano é constituído por retrovírus endógenos, também chamados de ERVs. Eles são seqüências de DNA que passam de geração para geração.

Eles fazem parte de 90% do genoma humano, às vezes na parte chamada de “lixo gênico”, onde as seqüências de DNA não contêm instruções para fabricar proteínas.

O Dr. Gkikas Magiorkinis, do Departamento de Zoologia, co-líder da pesquisa, realizada pela Universidade de Oxford, disse: “Eu não diria que são lixo, porque não sabemos o que eles fazem ainda. Em certas circunstâncias, duas junções virais podem se combinar para causar doenças. Nós já vimos isso muitas vezes em animais. As ERVs foram mostradas como causadores de câncer quando são ativadas por uma bactéria em camundongos com sistema imunológico debilitado”.

Agora os pesquisadores de Oxford pretendem procurar ligações entre esses vírus antigos com a família de vírus que causa câncer e AIDS.

“Pacientes com HIV têm muito mais riscos de desenvolver câncer por razões ainda mal compreendidas. É possível que alguns dos fatores de risco sejam a genética”, disse.

O estudo foi publicado na revista Current Biology.


Fonte: Jornal Ciência
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário