segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sonda da Nasa acha elemento plástico em lua de Saturno

A Nasa descobriu, pela primeira vez na história da exploração espacial, a presença indiscutível de um elemento da composição do plástico de origem extraterrestre. O achado foi feito pela sonda Cassini, que faz pesquisas em Titã, a maior das luas de Saturno.

O estudo foi publicado no periódico Astrophysical Journal Letters. O composto foi detectado na atmosfera deste satélite por um espectrômetro infravermelho (CIRS, na sigla em inglês) da Cassini, que identificou uma pequena quantidade de propileno, um hidrocarboneto inodoro e incolor, que é uma das maiores matérias-primas da indústria petroquímica.

Esta substância é empregada na fabricação de recipientes para armazenamentos, para-choques de veículos, entre outros produtos.

A identificação do material pelo equipamento CIRS comprova uma forte suspeita que existe desde as primeiras observações de Titã na década de 80, quando surgiram indícios de que haveria uma grande quantidade de hidrocarbonetos na atmosfera deste satélite de Saturno.

O vice-presidente de pesquisas do projeto Cassini explicou que "esta é uma nova peça do quebra-cabeça que fornecerá uma prova a mais de até que ponto entendemos o universo químico que compõe a atmosfera de Titã."



Fonte: History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário