quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Novo gênero de rato é descoberto por cientistas na Indonésia

Animal foi encontrado em área considerada 'berço' da Teoria da Evolução. Rato terrestre tem pelugem cinza nas costas e a barriga branca.

Cientistas descobriram na região das Ilhas Molucas, na Indonésia, um novo gênero de roedor que vive próximo a uma área ameaçada pelo desmatamento e pela mineração. As informações foram publicadas no periódico "Zoological Journal of the Linnean society".

Segundo pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e de uma instituição da Indonésia, o animal é um rato terrestre, com pelugem cinza nas costas e de barriga branca, que foi batizado de Halmaheramys bokimekot.

O nome é uma homenagem ao local onde o bicho foi encontrado, na Ilha Halmahera, na localidade de Boki Mekot.

De acordo com os estudiosos a descoberta aconteceu em uma região considerada o “berço” da Teoria da Evolução.

Foi nesta área que, no século 19, o naturalista britânico Alfred Russell Wallace desenvolveu de forma independente esta teoria.

Posteriormente, Charles Darwin, que tinha rascunhado a teoria da evolução pela seleção natural, firmou parceria com Wallace, que enviou os documentos a ele na década de 1850.

Para evitar uma disputa pela "paternidade" da ideia, os dois cientistas apresentaram juntos suas pesquisas sobre o tema durante uma reunião científica realizada em Londres, em 1858.

O encontro lançaria as bases da teoria evolutiva pela seleção natural que nortearia muito da biologia moderna.



Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário