segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Túmulo de uma das quatro mulheres mais talentosas da China é achado

Shangguan Wan'er morreu no século 8 e era secretária da imperatriz. Jovem tinha talento para poesia e gestão, mas foi condenada à morte.

O túmulo de uma das quatro mulheres mais talentosas da China antiga foi descoberto na cidade de Xianyang, província de Shaanxi, no noroeste do país, informaram nesta quinta-feira (12) as autoridades locais. Shangguan Wan'er, que viveu entre 664-710 d.C., ficou famosa por ser secretária da imperatriz Wu Zetian.

Os arqueólogos concluíram que o túmulo foi construído para Shangguan por causa das inscrições gravadas na lápide situada dentro do sepulcro.

A sepultura foi encontrada em mau estado de conservação, perto do aeroporto internacional Xianyang, em Xian, capital de Shaanxi. Junto dela, havia outros acessórios funerários, detalharam as autoridades do Departamento de Relíquias Culturais da província. O jazigo foi fechado enquanto os trabalhos de limpeza são feitos.

A descoberta do túmulo e de um epitáfio representa uma grande contribuição para pesquisa da história da Dinastia Tangs, destacou o investigador da Universidade Normal de Shaanxi, Du Wenyu, citado nesta quinta pelo jornal oficial "Global Times".

O pai e o avô de Shangguan foram funcionários importantes na China, mas acabaram assassinados em decorrência da oposição deles à ascensão de Wu.

Mais tarde, Shangguan e a mãe foram vendidas como escravas, até que a imperatriz transformou a jovem em sua secretária, pelos talentos demonstrados por ela na poesia e na administração dos assuntos de Estado.

No ano de 710 d.C., porém, Shangguan foi condenada à pena de morte após se envolver em uma conspiração para realizar um golpe de Estado.



Fonte: G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário