segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cientistas criam nova forma de matéria “semelhante” a um Sabre de Luz

Pode parecer piada, mas um grupo de cientistas de Harvard e do MIT estavam brincando com prótons, porém, nessa brincadeira eles conseguiram reagrupar as partículas para formar uma molécula, uma diferente de qualquer outra matéria, se comportando igual a um sabre de luz.

Sim pessoal, lasers foram usados para descobrir uma nova matéria que parece ter saído do filme Star Wars, os responsáveis pela descoberta são Makhail Lukin professor de física de Harvard, e Vladan Vuletic, professor de física do MIT. Eles dispararam os fótons através de uma nuvem de átomos de rubídio, quando eles visualizaram mais de um fóton de uma vez, perceberam que as partículas estavam se juntando para formar uma molécula.

O que os cientistas presenciaram foi o que é conhecido como bloqueio de Rydberg, essa regra diz que os átomos próximos a um átomo excitado – por um fóton passando – não pode se excitar no grau do átomo inicial. Quando os múltiplos fótons passam por uma nuvem de átomos, criam uma forma capaz de puxar-empurrar entre eles, que é o que se liga a molécula.

Os cientistas esperam não desenvolver armas com isso, mas sim, progredir na criação de computadores quânticos mais eficiente. E sim, isso é bastante futurista, mais foi uma grande descoberta!


Fonte: PhysOrg
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Que bom que eles pensaram na paz e decidiram não produzir armas com essa descoberta.

    ResponderExcluir