quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Planeta recém-descoberto tem “ano novo” todo dia


Enquanto você gasta seu tempo para completar um dia de trabalho ou para ter uma noite completa de sono, uma bola de fogo planetária recém-descoberta completa um ano inteiro, diz o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Cientistas descobriram Kepler 78b, um planeta fora do sistema solar (exoplaneta). Apesar do tamanho parecido com o da Terra, esse planeta dá uma volta completa em torno de sua estrela em apenas oito horas e meia. É como se todo dia fosse ano novo por lá.

O movimento de orbitar ao redor da estrela, conhecido como translação, leva 365 dias ou um ano para ser realizado pela Terra em torno do Sol. Mas Kepler 78b, localizado a 700 anos-luz da Terra, está muito próximo de sua estrela.

Seu raio orbital é de apenas cerca de três vezes o raio da estrela. A estimativa é que sua superfície tenha uma temperatura muito alta, que se aproxima a 2,7 mil ºC.

Os cientistas do MIT acreditam que, em um ambiente tão quente, a camada mais superficial do planeta é, provavelmente, derretida. Isso cria um oceano agitado de lava.

A partir das medições, os cientistas determinaram que o planeta está a cerca de 40 vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio está do Sol. A estrela em que o planeta orbita é relativamente jovem, já que gira mais de duas vezes mais rápido do que o Sol.

Mais empolgante do que a descoberta do planeta, é que os cientistas conseguiram detectar a luz emitida pelo planeta. Esta é a primeira vez que isso acontece com um exoplaneta tão pequeno como Kepler 78b.

No futuro, se analisada por telescópios maiores, essa luz poderá dar aos cientistas informações detalhadas sobre a composição da superfície do planeta e suas propriedades reflexivas.

A descoberta foi possível a partir de observações feitas pelo telescópio Kepler, da agência espacial americana (Nasa). A pesquisa foi publicada no periódico científico "The Astrophysical Journal".



Fonte: Info
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário