sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Cientistas descobrem cometa que libera o equivalente a 500 garrafas de vinho por segundo no espaço


Um cometa que libera grandes quantidades de álcool e um tipo de açúcar foi descoberto por uma equipe internacional de pesquisadores. Pode-se dizer que o Lovejoy é quase um drinque que vaga pelo espaço.

Pela primeira vez, o álcool etílico, o mesmo presente em bebidas alcoólicas, foi observado em um cometa. Foram ainda descobertas outras 21 moléculas orgânicas diferentes no gás do cometa.

“Descobrimos que o cometa Lovejoy libera quantias de álcool equivalentes a pelo menos 500 garrafas de vinho a cada segundo durante seu pico de atividade”, disse Nicolas Biver, do Observatório de Paris, ao site Phys.org, principal autor de um artigo sobre o achado, publicado na revista Science Advances.

A novidade reforça a teoria de que os cometas podem ter sido uma fonte de moléculas orgânicas complexas essenciais ao surgimento da vida. Muitos pesquisadores defendem que os cometas guardam restos congelados da formação do nosso Sistema Solar e poderiam nos dar pistas de como ele foi formado.

O cometa Lovejoy (oficialmente chamado C/2014 Q2) foi um dos mais brilhantes e mais ativos desde o cometa Hale-Bopp, em 1997. Ele passou pelo Sol em 30 de janeiro deste ano.

Fonte: History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...