domingo, 28 de junho de 2015

Arqueólogos descobrem pérola de 2.000 anos na Austrália


Arqueólogos afirmaram ter encontrado uma pérola natural com mais de 2.000 anos em uma parte remota do oeste da Austrália.

A gema foi descrita como "insubstituível" por um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, já que é a única recuperada de um sítio arqueológico na Austrália.

Arqueólogos da Universidade de Wollongong levaram quatro anos para analisá-la e precisar sua idade usando uma tecnologia não invasiva para evitar danificá-la, afirmou o professor Kat Szabo, que participou da empreitada, à emissora local ABC News.

A datação por radiocarbono usada na concha que envolvia a pérola determinou que a pérola tinha 2.000 anos.

Mas como a gema era muito redonda, e foi descoberta próximo ao coração da indústria de pérolas da Austrália, arqueólogos tiveram de provar que não se tratava de uma criação moderna que simplesmente acabou enterrada.

Pérolas naturais redondas são extremamente raras na natureza.

"Ela não tem nenhuma marca das pérolas cultivadas", explicou Szabo, acrescentando que a gema "tinha todas as assinaturas clássicas de uma peróla natural".

A pérola descoberta pelos arqueólogos possui uma coloração rosa-dourada, mas não se sabe se essa era a sua cor original ou foi resultado do longo tempo em que permaneceu enterrada.

Mas Szabo disse que a gema está em ótimo estado considerando sua idade avançada. A pérola será exposta no Museu Marítimo da Austrália Ocidental até o fim deste mês.

Fonte: UOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...