terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Saiba porque computadores e celulares irão parar de funcionar no dia 19 de janeiro de 2038


A maioria dos computadores e aparelhos tecnológicos vai parar de funcionar em janeiro de 2038, devido a uma falha nos sistemas operacionais. Os especialistas acreditam que tentar solucionar a situação poderá custar mais de 1 trilhão de dólares.

A data exata do colapso dos computadores e outros equipamentos tecnológicos está prevista para 19 de janeiro de 2038, que será decorrente de um problema nos sistemas operacionais de 32 bits, presentes na maioria dos aparelhos eletrônicos do mundo. Acontece que esse tipo de software se baseia em uma operação simples para o cálculo da data e da hora, contando a partir de um determinado momento. Concretamente, conta os segundos que se passaram desde 1º de janeiro de 1970, à meia-noite. Para realizar essa operação, seus cálculos são sustentados em um sistema de 32 bits, que representa uma série de uns e zeros de 32 posições. Os sistemas de 32 bits têm um limite de 2.147.438.647 segundos, o que coincide exatamente com a data de 19 de janeiro de 2038.

Essa limitação provocará a baixa não só nos relógios de muitos computadores, mas também nas bases de dados, smartphones, redes de transporte, equipamentos industriais e eletrodomésticos. Segundo os especialistas, a única solução para evitar o colapso é reconfigurar todos os aparelhos, incorporando sistemas operacionais de 64 bits. Claro que tudo tem um custo, e as estimativas prevêem um gasto em torno de 1 trilhão de dólares.

Fonte: The Daily Mail
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...