quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Conheça os casos inexplicáveis de pessoas que saem do coma falando outras línguas


Você sabia que as pessoas podem acordar de um coma falando uma língua estrangeira com a qual não têm muito contato? Essa situação, conhecida como afasia bilíngüe, ocorre supostamente quando uma área do cérebro que aprende uma língua está danificado, enquanto outra permanece intocada.

Michel Paradis, um neurolinguista na Universidade McGill, em Montreal, diz que essa situação não é incomum e, para ele, o quadro não é necessariamente uma surpresa. Contudo, a situação não deixa de despertar curiosidade. Confira abaixo alguns casos:


Falando sueco

Um homem acordou em um quarto de hotel em Palm Springs, na Califórnia. Ele não tinha ideia de quem ele era e só falava sueco. Chamou-se Johan Ek, mas, de acordo com os seus documentos, ele nasceu na Florida como Michael Boatwright. Apesar de ele ter vivido no Japão e na China, falava exclusivamente sueco. Ele definiu toda a situação como um pesadelo.


Croata fala alemão fluente

Dujomir Marasovic, misteriosamente, entrou em um coma de 24 horas na Croácia, seu país natal. Quado acordou, falava alemão fluente, uma língua que a menina de 13 anos havia apenas começado a aprender na escola. Seu croata, contudo, já não era tão bom. O mais estranho nessa situação é que ela precisou contratar um tradutor para falar com a própria família.


Australiano domina mandarim

O australiano Ben McMahon estudou mandarim no ensino médio, mas ainda estava absorvendo o idioma quando sofreu um grave acidente de carro. Quando saiu de uma longa semana de coma, ele era tão fluente em mandarim que isso mais tarde o ajudou a garantir um emprego como guia de chineses em Melbourne e um trabalho na TV chinesa. Por outro lado, ele precisou reaprender inglês, o que aconteceu em poucos dias. Veja o vídeo sobre o caso no final do texto.


Fluente em Galês

Um homem de 81 anos chamado Alun Morgan foi evacuado para o País de Gales durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter vivido lá quando tinha apenas 10 anos, ele nunca aprendeu a língua. Ele voltou para a Inglaterra após a guerra e por ali permaneceu por 71 anos, até sofrer um acidente vascular cerebral que o colocou em coma. Três semanas mais tarde, ele acordou falando galês e nenhum e inglês.

Fonte: History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário