domingo, 23 de novembro de 2014

Philae encontra em cometa moléculas que são a base da vida


Moléculas orgânicas e gelo foram encontrados no cometa 67P pela sonda Philae. A descoberta foi anunciada pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) nesta semana.

A Philae participa da missão Rosetta. Na atmosfera do cometa 67p, ela localizou moléculas orgânicas. Caracterizadas por conterem átomos de carbono, essas moléculas são a base da vida na Terra.

Agora, os cientistas analisam os dados para saber se os compostos orgânicos encontradas são do tipo simples (como o metano e o metanol) ou do complexo (como os aminoácidos, que formam as proteínas).

Além das moléculas orgânicas, Philae também confirmou a presença de gelo na superfície do cometa 67p. De acordo com especialistas do DLR, a camada de gelo do astro é mais dura do que se imaginava anteriormente.

"Nós coletamos uma grande quantidade de dados importantes, que só poderia ser adquirida por meio de contato direto com o cometa", afirmou Ekkehard Kührt, diretor científico do projeto na DLR, em nota divulgada no site do órgão.

Estudos já indicavam a presença de moléculas orgânicas em cometas. A suspeita é que esses astros, surgidos há 4,5 bilhões de anos, tenham trazido compostos orgânicos do espaço para a Terra.

Fonte: MSN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário