segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Renomado Stephen Hawking adverte: o Bóson de Higgs pode destruir o universo


De acordo com o famoso cientista Stephen Hawking, o recém-descoberto Bóson de Higgs possui potencial o suficiente para acabar com o universo por causa de um “retardo catastrófico de vácuo”. Em uma condição de altíssimo nível energético, o Bóson de Higgs poderia causar o colapso do espaço e do tempo, segundo o ex-catedrático de matemática da Universidade de Cambridge.

A chamada “partícula de Deus” poderia gerar um retardo catastrófico de vácuo se os cientistas conseguirem submetê-la a uma pressão extrema. De qualquer forma, um desastre desse tipo é, no momento, muito pouco provável, ainda mais se considerarmos que, para consegui-lo, “os físicos precisariam de um acelerador de partículas poderoso o suficiente para desenvolver um experimento semelhante”, afirma Hawking. E um acelerador com essas características teria que ser ainda maior que o planeta Terra, o que é praticamente impossível de conceber em termos econômicos – mais que técnicos.

“O Bóson de Higgs tem a característica preocupante de poder ficar megaestável a energias superiores a 100 bilhões de giga elétron-volts”, diz o cientista em um livro. O Bóson de Higgs, descrito teoricamente na década de 60 e oficializado em 2012, foi gerado no Grande Colisor de Hádrons do CERN, na Suíça, e alguns dos cientistas envolvidos na sua descoberta receberam o Prêmio Nobel de Física.

Fonte: History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário