sábado, 13 de setembro de 2014

Os Laços Estranhos Entre os Sons de Baixa Frequência e as Aparições de Fantasmas


Em Resumo

Chama-se infra-som: Refere-se a um som que tem uma frequência inferior a 20 khz. Esta frequência está na parte inferior do intervalo humano típico da audição e enquanto não pode ser tratado como som, o corpo, certamente, registra-o inconscientemente. Isto pode levar a algumas reações muito estranhas e pode ser ligado a visões de fantasmas.

A História Completa

A audição é uma faceta muito interessante do cérebro humano. Afinal, o som é apenas uma onda de energia, que se pode realmente desenhar em papel, na forma de uma onda senoidal. É bastante notável pensar, então, que o seu cérebro pode registrar essas ondas e convertê-las em informações significativas. A maioria dos seres humanos têm uma gama de audição de cerca de 20 Hz a 20,000 Hz aproximadamente.

As coisas ficam estranhas quando alguém se aproxima desses limites da audição humana. Bater as altas frequências pode ser prejudicial para o tímpano, mas estas altas frequências não são muito comuns na natureza. A extremidade inferior da escala, no entanto, é bastante comum no mundo moderno em que vivemos. Os sons de comboios a passar e o vento a soprar, muitas vezes são o suficiente para criar os infra-sons de ultra-baixa frequência. Eles foram corretamente estudados nos anos 60 pela primeira vez por um cientista francês. Ele descobriu os efeitos do som, enquanto estava no seu laboratório: ele e muitos dos seus assistentes relataram dor nos ouvidos e um forte sentimento de ansiedade.

Quando um ser humano está exposto a esses sons, as coisas começam a acontecer psicologicamente. Os participantes do experimento relataram sentimentos de calafrios, um sentimento de ansiedade, muitas vezes ligado à sensação de estar a ser observado e uma tristeza inexplicável. É como se esses sons transmitissem um conjunto de emoções humanas e medos na mente do ouvinte, que não são os seus próprios. Além disso, muitas pessoas relatam pequenas alucinações na sua visão periférica, geralmente a forma de uma mancha cinza, levando-os a ter muito cuidado com os seus arredores. Isso leva à teoria de que estes infra-sons podem ser frequentemente associados com áreas onde aparições de fantasmas são frequentes e assim os efeitos comuns de infra-sons são semelhantes à suposta presença de um fantasma. Essa associação provavelmente tem algo a ver com a forma como encaramos as tempestades e outros eventos naturais como assustadores (uma espécie de acéfalo, considerando-se como eles são perigosos). Os sons de baixa frequência geram tornar-nos mais alertas e preocupados, o que faz sentido em termos de sobrevivência.

Medidas tomadas em tais lugares, muitas vezes mostraram a presença de tais frequências, mas a experimentação não foi feita o suficiente para dizer nada conclusivo. Algumas das melhores pesquisas feitas sobre este assunto foram realizadas pelo professor universitário Vic Tandy. Ele foi um dos primeiros a propor uma ligação entre o infra-som e o paranormal. Ele mediu a presença de infra-sons em vários locais, incluindo o London Underground supostamente assombrado. Ele também concluiu que a principal frequência que produziu esses efeitos foi de 19 Hz, onde muitas pessoas podem não registar conscientemente que estão a ouvir algum som.

A única coisa que resta é explicar porque este é o caso. Previsivelmente, as explicações variam e são em grande parte especulativas. A ideia principal permanece semelhante em todo: Os seres humanos evoluíram para serem agitados e assustados com os sons baixos, o que seria útil para evitar o perigo, como avalanches e tempestades. Seja qual for a razão, é inegável que o som de baixa frequência provoca sentimentos estranhos numa grande quantidade de seres humanos.

Fonte: Relativamente Interessante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário