domingo, 29 de junho de 2014

Equipe de segurança da Copa do Mundo divulga senha do WiFi em foto de jornal


Duas das piores coisas que uma equipe de segurança de um grande evento mundial pode fazer são criar senhas de acesso que podem ser adivinhadas com facilidade e, pior ainda, exibi-las para que o mundo inteiro possa ver. E foram exatamente essas duas coisas que aconteceram com os responsáveis pela rede sem fio do time de segurança da Copa do Mundo.

A foto abaixo foi divulgada como parte de uma reportagem do Correio Braziliense sobre os chefes responsáveis pela segurança dos líderes de países que têm visitado o Brasil por conta do campeonato internacional de futebol. Nela, podemos ver o interior da sala com a cara tecnologia de ponta usada para acompanhar os feeds de vídeo das câmeras de vigilância nas vias do evento – e também vemos a senha do WiFi da equipe no telão.

Embora para alguns o código “b5a2112014” possa parecer aleatório, e portanto forte, quem que tiverem um pouco mais de experiência com o uso da internet vai reconhecer que ele na verdade se trata apenas do uso da “linguagem” LEET (ou 1337), que consiste de uma simples troca de algumas letras do alfabeto por números. Dessa forma, o termo em questão poderia ser “traduzido” como “brasil2014”, uma senha pra lá de fácil.

Desde a publicação da notícia do Correio Braziliense, a foto caiu nas redes sociais e já foi compartilhada mais de 2 mil vezes. No entanto, antes que os arautos do “só no Brasil acontece esse tipo de coisa” comecem a se manifestar, vale lembrar que uma falha muito similar aconteceu na última edição do Super Bowl norte-americano.

Na ocasião, uma transmissão do canal de televisão CBS mostrou a central de segurança do evento esportivo e acabou revelando a senha “w3Lc0m3!HERE”, um erro praticamente idêntico ao cometido pelas autoridades brasileiras. Você pode conferir a trapalhada na imagem acima.

Fonte: Tecmundo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário