sábado, 14 de junho de 2014

Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável ​​orbitando "estrela incomum"


Equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta de dois novos exoplanetas que orbitam a estrela de Kapteyn.

Um dos planetas tem condições propícias para o surgimento da vida, já que está localizado a uma distância suficientemente grande da estrela central do sistema, o que pode sugerir a possibilidade de existência da água líquida.

Um dos planetas do sistema, o Kapteyn b, com peso quase cinco vezes maior ao da Terra, tem um período de rotação em torno da sua estrela equivalente a 48 dias terrestres.

O segundo planeta, o Kapteyn c, também de tamanho maior da Terra, orbita a sua estrela num período equivalente a 121 dias terrestres, mas, de acordo com os astrônomos, não pode ter grandes quantidades de água no estado líquido.

A estrela de Kapteyn está localizada na constelação de Pictoris, a uns 12 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar, ficando no halo da nossa galáxia. A estrela é uma espécie de subanã vermelha. A sua massa é igual à quarta parte da massa do Sol, enquanto a intensidade da luz emitida por ela é cerca de 250 vezes menor que o Sol.

Uma especificidade da "estrela incomum" consiste no fato de a Kapteyn se mover em direção oposta ao movimento da maioria das estrelas da Via Láctea.

Fonte: Voz da Rússia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...