terça-feira, 3 de junho de 2014

Artefatos desconhecidos encontrados em templo cambojano


No complexo de templos de Angkor Wat, no Camboja, foram encontrados cerca de duas centenas de imagens e pinturas antigas anteriormente desconhecidas.

A descoberta foi feita pelo especialista em arte rupestre da Universidade Nacional da Austrália, Noel Hidalgo Tan, que estava participando das escavações arqueológicas em Angkor Wat. Ele encontrou em algumas rochas, que formam o complexo de templos, tinta vermelha e fotografou algumas partes das paredes e do teto. Após ter aumentado as imagens, o especialista percebeu que elas representam vários quadros, e decidiu realizar um exame mais minucioso de todas as estruturas.

Segundo afirma um artigo da revista científica Antiquity dedicado a esta descoberta, após o trabalho meticuloso o especialista em arte rupestre conseguiu restaurar pinturas originais, que retratam divindades hindus, elefantes e até mesmo um conjunto musical. "Muitas dessas imagens foram consideradas como graffitis comuns, feitas pelos peregrinos. Mas algumas das pinturas restauradas foram tão habilmente realizadas que, julgamos, fazem parte das pinturas que adornavam o antigo templo", explicou Noel Hidalgo Tan.

Tan sugere que a criação destas imagens pertence ao período do rei cambojano Ang Chan (1526–1566), que tentou restaurar a antiga grandeza de Angkor Wat após ele ter sido abandonado no século XIV. Uma das provas dessa hipótese é o fato de algumas das pinturas conterem iconografia budista. Foi Ang Chan quem transformou o complexo de templos hindu em budista. A confirmação desta conjetura requer mais trabalho, mas agora pode-se dizer que o fluxo de turistas para Angkor Wat, atraídos por novas descobertas, irá aumentar.

Fonte: Voz da Rússia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...