quinta-feira, 17 de abril de 2014

Lugares mais terríveis e tenebrosos de São Petersburgo, Rússia


São Petersburgo é uma das mais belas cidades da Rússia, onde cada um deve obrigatoriamente ir pelo menos uma vez na vida.

Mas esta coroa da arquitetura clássica encerra numerosos mistérios e é considerada uma das cidades mais místicas do mundo. São Petersburgo está literalmente repleta de mitos e lendas, cheia de ruelas, parques e palácios que gelam o sangue a quem os vai ver.

Há uma profecia conhecida de cada habitante da capital setentrional. “Que Petersburgo fique vazia!”, teria gritado, pouco antes de morrer, o príncipe Alexei, filho de Pedro I, liquidado pelo próprio pai. E, periodicamente, a cidade sente em si a influência dessa terrível maldição. Em parte, considera-se que a revolução de 1917 e o bloqueio de 900 dias durante a Segunda Guerra Mundial são ecos da última maldição do príncipe.

São Petersburgo é uma cidade construída em cima de ossos e não segundo as tradições e costumes cristãos, por isso ela periodicamente paga com o sangue e mortes dos seus habitantes pelos pecados passados. Hoje, iremos falar dos lugares misteriosos mais emblemáticos da cidade, que, como um imã, atraem constantemente residentes e turistas.

O Templo de Santo Isaac, que foi edificado durante quarenta anos, é um dos exemplos mais evidentes de edifícios de Petersburgo rodeados de lendas incríveis.

Segundo a lenda, alguém previu a morte do arquiteto Henri Louis Auguste Ricard de Montferrand logo após a construção do templo estar terminada. Considera-se que, por isso, Montferrand adiou como pôde o termo da construção. E agora apenas factos “nus e crus”: um mês depois do fim das obras, o arquiteto faleceu. E mais uma lenda sobre o Templo de Santo Isaac. Diziam que, enquanto lá estivessem os andaimes, nada ameaçaria o poder do tzar. Depois do fim da construção em 1858, andaimes continuaram no templo até 1916. Pouco depois de terem sido desmontados, deu-se a revolução. É verdade que, segundo outros dados, a causa de construção tão prolongada esteve não numa profecia, mas num erro de August Montferrand no planeamento do edifício.



A famosa Rotonda, um hall de entrada circular com colunas interiores e vários andares num prédio da Rua Gorokhova, onde se encontra a chamada “escada de Satanás” é um dos lugares mais conhecidos, diria mesmo de culto, de São Petersburgo. Entre os habitantes predomina a opinião de que a construção, lembrando uma torre circular, inicialmente, foi construída ou para os maçons, ou como um templo satanista. Depois, aí esteve instalado um bordel e, no início do século, nesse lugar viveu o lendário Grigori Rasputin.

Segundo uma lenda local, todos os que fracassaram no amor devem, para emendar a sua situação, deixar a sua assinatura nas paredes da Rotonda. Isso levou a que as paredes do edifício estejam cheias de inscrições. Talvez por isso apareceu a cerimônia “contrária”: os que querem encontrar a sua cara-metade devem limpar uma das inscrições da parede e, então, a Rotonda irá “agradecer-lhes” . Além disso, todos os quem subir pela escada “satanista” de ferro fundido com os olhos fechados e tiver a coragem de ficar aí uma noite, sem nunca fechar os olhos, será recompensado pela sua coragem e poderá satisfazer o seu mais íntimo desejo.

Mas o lugar mais maldito da cidade é considerado o Canal Obvodnoi (Desvio), que foi começado a construir no lugar de um velho cemitério nos finais de 1760. Esse lugar era considerado muito mau, aí não se devia construir nada, abrir canais, porque os construtores “perturbariam os mortos”. Durante a primeira construção, numerosos operários começaram a morrer e a fugir, mesmo quando ameaçados de morte. Mais tarde, o Canal Obvodnoi passou a chamar-se “canal dos suicidas”. Uma verdadeira epidemia de suicídios teve aí lugar nos anos 1920, mas, ainda hoje, esse lugar atrai os que querem pôr fim à vida.

Esta é apenas uma pequena parte dos lugares em São Petersburgo que estão rodeados de mistério, maldições e lendas. De outros iremos falar em próximos artigos.

Fonte: Voz da Rússia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário