sábado, 8 de março de 2014

Arqueólogos 'recriam' escola de gladiadores romana





Arqueólogos conseguiram recriar digitalmente uma escola de gladiadores romana descoberta às margens do rio Danúbio, na Áustria.

As ruínas datam do século 2 a.C. e ainda permanecem em grande parte enterradas.

Para reconstruir virtualmente o local, os cientistas usaram radares de ponta capazes de penetrar no solo e mapear o que está sob a terra.

O trabalho dos arqueólogos foi publicado no periódico Antiquity.

Esta escola de gladiadores - elas eram chamadas de ludus na época - só perde em tamanho para outra que ficava atrás do Coliseu, em Roma, a Ludus Magnus.

A escola está numa área de 11 mil metros quadrados, cercada por uma muralha. O edifício propriamente dito ocupa 2,8 mil metros quadrados.

A escola ficava em Carnuntum, uma cidade romana que era um importante posto militar e comercial do império há 17 séculos. Estima-se que 50.000 pessoas viviam ali.

Segundo arqueólogos, a escola eram bem estruturada, tinha uma área circular de treinamento, celas para os gladiadores, áreas de banho e uma residência.

Estima-se que cerca de 100 escolas de gladiadores existiram durante o império romano, mas quase todos foram destruídos ou soterrados para que fossem erguidas novas construções sobre elas.

Fonte: BOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário