domingo, 9 de março de 2014

2014 pode ser o ano mais quente da história, afirmam meteorologistas


Meteorologistas da universidade alemã Justus Leibig afirmam que há grandes chances deste ano ser o mais quente da história. Uma das razões, conforme o artigo publicado pela revista New Scientist, foi o pico atingido pelo “El Niño”, o fenômeno climático que ocorre de quatro em quatro anos no Oceano Pacífico.

A predição pessimista diz que o El Niño promete causar um calor sufocante em diferentes regiões do planeta, provocando furacões, secas, incêndios e outras catástrofes. Os países afetados pelo El Niño e sua intensa atividade, em 2014, serão os mais próximos da Linha do Equador.

Vale lembrar que uma das temporadas mais lamentáveis desse fenômeno ocorreu em 1997, quando as condições climáticas extremas causaram grandes incêndios nos bosques da Indonésia e da Austrália. Pelo mesmo motivo, o fogo chegou a atingir 1.600 quilômetros de extensão em algumas regiões do Brasil.

Os especialistas alemães desenvolveram um método que permite prever a atividade do El Niño de acordo com o ruído do oceano, e foi através deste modelo inovador que o temido prognóstico está sendo realizado. Tudo culpa do El Niño, novamente.

Fonte: Seu History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário