quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nossos olhos poderiam ajudar a resolver crimes. Cientistas descobrem segredos revelados por nossas pupilas


Os roteiristas de filmes de suspense, romances policiais e histórias afins já podem utilizar um novo método científico para solucionar crimes em suas histórias. Um grupo de pesquisadores da Universidade de York descobriu um método para revelar imagens refletidas na pupila de uma pessoa fotografada, ou seja, a imagem do que a pessoa estava vendo. Segundo os autores do artigo, publicado pela revista PLOS ONE, com o uso de um zoom de alta resolução, sobre as pupilas de uma pessoa fotografada, inúmeros casos de delitos poderiam ser resolvidos, como sequestros, abusos sexuais e outros, já que a informação dos olhos serviria como prova incontestável da presença de uma pessoa (criminoso) em determinado lugar e momento.

Os estudos testaram a capacidade de reconhecimento das feições com inúmeras imagens obtidas. A eficiência do sistema também foi comprovada, pois 84% dos voluntários reconheceram nas fotos os rostos conhecidos, que olhavam no momento da fotografia.

Rob Jenkis, responsável pelo estudo, explicou o seguinte: “A pupila dos nossos olhos é como um espelho negro. Para melhorar a imagem, deve-se aproximar e ajustar o contraste. A imagem de um rosto, recuperada do reflexo nos olhos de alguém, é 30 mil vezes menor que o rosto de verdade”. Ele acrescenta que “essa pode ser uma ferramenta muito útil, especialmente nos casos de crimes em que os autores fotografam suas vítimas”.

FONTE: Seu History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário