A Segunda Guerra Mundial — batalha que durou de 1939 a 1945 — foi o conflito mais abrangente da história, envolvendo as principais potências mundiais da época e mudando o panorama político e a estrutura social do planeta.
Mais de 100 milhões de militares participaram dela, e foi durante essa guerra que as bombas nucleares foram utilizadas pela primeira (e única) vez em combate.
A Segunda Guerra Mundial também foi o conflito mais sangrento da história da humanidade, ficando marcada pelo constante ataque a civis e o holocausto, tendo como resultado entre 50 e 60 milhões de mortes.
Contudo, durante a guerra também ocorrerem alguns incidentes bizarros, que nunca ninguém conseguiu explicar direito.
O desaparecimento do Voo 19
Conhecido com um dos incidentes mais misteriosos de todos os tempos, o desaparecimento do Voo 19 continua a intrigar os historiadores até hoje.
Alguns meses depois do fim da guerra, durante um treinamento no Atlântico que envolveu cinco aviões torpedeiros TBF Avenger da Marinha dos EUA, todas as aeronaves — e 14 pilotos — desapareceram sem deixar vestígios. Aparentemente, o acidente pode ter ocorrido devido a uma infeliz combinação de fatores.
O líder da operação, o tenente Charles Taylor, era conhecido por se perder facilmente enquanto voava, e durante o fatídico dia ele comunicou por rádio que as bússolas não estavam funcionando.
Os investigadores chegaram a atribuir a responsabilidade do acidente à má liderança de Taylor, mas como os destroços nunca foram encontrados — e também devido às pressões por parte da família do piloto —, a causa oficial do acidente foi definida como “desconhecida”.
Foi então que jornais e publicações de todo o mundo começaram a incluir elementos sobrenaturais à história, como premonições trágicas e estranhas transmissões de rádio, tornando o caso um dos mais documentados da história do Triângulo das Bermudas.
E como até hoje nenhuma das aeronaves foi encontrada, o desaparecimento da esquadrilha continua sendo — tecnicamente — um grande mistério.
Aeronaves-fantasma
Mesmo depois do fim da guerra — décadas depois —, ainda existem relatos sobre o avistamento de aviões dessa época, e até de esquadrilhas inteiras, que surgem do nada e desaparecem em seguida.
Muitas dessas histórias incluem detalhes sinistros, como pilotos com semblantes tristes acenando para os vivos, aviões que pousaram sem ninguém em seu interior, e aeronaves com os tanques vazios que surgiram com toda a tripulação morta a bordo.
Uma das lendas mais famosas é a de um avião norte-americano que surgiu na costa da Califórnia várias horas após o ataque a Pearl Harbor, visivelmente avariado e deixando um rastro de fumaça.
Testemunhas afirmaram ter visto o piloto a bordo, mas, depois que a aeronave caiu, nenhum corpo jamais foi encontrado entre os destroços.
Invasão alienígena
Depois do ataque a Pearl Harbor, que ocasionou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os norte-americanos ficaram extremamente apreensivos com a possibilidade de uma nova investida inimiga.
Assim, tanto o mar quanto o espaço aéreo — principalmente da costa oeste — passaram a ser constantemente vigiados, e a tensão era bem grande, beirando a histeria.
E em fevereiro de 1942, um objeto não identificado foi avistado sobre a cidade de Los Angeles, levando os militares a iluminar o céu com canhões de luz durante diversas noites, com o objetivo de afugentar o possível inimigo.
Entretanto, os raios luminosos foram confundidos com mais invasores, e uma bateria antiaérea foi disparada, em um enfrentamento que durou diversos dias e ficou conhecido como “Batalha de Los Angeles”.
A versão oficial é de que a batalha foi desencadeada por um simples balão meteorológico, confundido por uma aeronave inimiga.
Contudo, nenhuma aeronave japonesa jamais foi encontrada, e os militares nipônicos negaram ter invadido o espaço aéreo de Los Angeles nessa ocasião.
Como resultado, o evento acabou ficando conhecido como um dos mais famosos avistamentos de uma nave alienígena. Até hoje o caso não foi totalmente explicado.
Fonte: io9