segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nova espécie de besouro surpreende cientistas

Uma nova espécie de besouro descoberta nas florestas da Guiana Francesa surpreendeu os cientistas. Batizado “besouro espetacular de falsa forma da Guiana” (Guyanemorpha spectabilis), ele apresenta tamanho maior e uma coloração muita mais viva que outros insetos relacionados da tribo Pseudomorphini, conhecida por sua convivência com diversas espécies de formigas.

- Este surpreendentemente grande e colorido pseudomorphine foi um choque para mim, já que todas outras espécies no Hemisfério Ocidental são de tediosa coloração marrom, vermelho escura ou preta com nenhum ou pouco contraste na superfície superior – explica Terry L. Erwin, pesquisador do Instituto Smithsonian e um dos autores de artigo que descreve a nova espécie, publicado nesta terça-feira no periódico científico de acesso aberto “ZooKeys”.

- No mundo da entomologia, esta nova espécie só pode ser comparada às raras características do Olinguito, uma nova espécie carnívora que encantou o mundo e foi descrita recentemente por Kris Helgen também na “ZooKeys”.

Segundo os pesquisadores, o besouro foi encontrado nas planícies da selva da Guiana Francesa e, como integrante da tribo Pseudomorphini, provavelmente convive com as formigas da região, mas seu exato ciclo de vida ainda é desconhecido.

- Os pseudomorphines são uma derivação evolucionária muito interessante da morfologia normal da família Carabidae tanto em forma quanto em função e apenas recentemente estão começando a ser compreendidos na América do Norte – acrescentou Erwin.

- O fato de uma espécie de gênero relacionado estar vivendo na América do Sul junto a formigas arbóreas faz com que aprender sobre eles se torne ainda mais difícil. O uso de inseticidas permite a captura de adultos desta espécie, mas só destruindo os formigueiros suspensos nas árvores teremos suas larvas, o que não é trabalho para os estudiosos mais fracos.


Fonte: O Globo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário