terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Neandertais podiam falar como os humanos modernos


Os neandertais teriam a habilidade de falar como os humanos modernos. A descoberta, que contraria o que se pensava sobre a capacidade de vocalização desta espécie antiga de hominídeo extinta há 30 mil anos, foi feita a partir da análise de um osso do pescoço de um esqueleto quase completo de um neandertal encontrado em 1983 numa caverna em Kebara, Israel.

Chamado hioide, o osso em forma de ferradura serve de base de apoio para a língua e seu formato e posição no corpo humano são fundamentais para a articulação de sons em palavras.

A ideia de que os neandertais podiam falar já tinha sido aventada em estudo feito com o mesmo fóssil em 1989, mas acabou rechaçada por muitos especialistas.

Agora, porém, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, fez uma imagem de raio x em três dimensões do osso e, com a ajuda de modelos mecânicos, observaram como o hioide do neandertal se comportaria com relação aos demais ossos, músculos e cartilagem em torno dele.

- Este é um importante passo à frente. Mostramos que o hioide de Kebara não apenas se parece com o dos humanos modernos como era usado de uma maneira bem similar – disse à BBC Stephen Wroe, líder da equipe da universidade australiana e principal autor de artigo sobre o estudo, publicado no periódico online de acesso aberto “Plos One”.

- Muitos diriam que nossa capacidade de falar e ter uma linguagem está entre as características fundamentais que nos fazem humanos. Assim, se os neandertais também tinham uma linguagem, então eles também eram verdadeiramente humanos.

Wroe, no entanto, reconhece que seu estudo não é uma prova definitiva de que os neandertais podiam falar e talvez tenham desenvolvido uma linguagem complexa.

- Fomos muito cuidadosos em não sugerir que provamos algo acima de qualquer dúvida, mas acredito que o estudo vai ajudar a convencer um grande número de especialistas e influenciar a opinião geral (sobre o assunto) – concluiu.

Fonte: O Globo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário