domingo, 22 de dezembro de 2013

Arqueólogos acham relíquias de cidade grega no fundo do mar



Por muitos séculos, a lendária cidade de Thonis-Heracleion, na Grécia, foi pensada ser um mito. Há mais de 1.200 anos ela foi engolida pelo Mar Mediterrâneo, desaparecendo do mapa.

O arqueólogo Franck Goddio junto com o IEASM (Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática), redescobriram o lugar.

A expedição da cidade de Thonis, assim chamada pelos gregos, foi por acaso. Goddio estava em busca das embarcações de guerra usadas por Napoleão, na Batalha do Nilo, que aconteceu em 1798. Mas, o arqueólogo ficou surpreso quando encontrou as relíquias da cidade, uma das mais importantes redescobertas do século 21.

Entre as descobertas estão as enormes estátuas do deus Hapi, a deusa egípcia Isis e um faraó egípcio, sem nome, tudo em bom estado. Além destas, centenas de estátuas menores de deuses egípcios também fazem parte da descoberta.

A equipe de Franck contatou o Centro de Oxford para Arqueologia Marítima e o Departamento de Antiguidades do Egito para ajudar na redescoberta. Os arqueólogos tiveram que remontar as antiguidades ainda dentro do mar, até levarem-nas para a superfície.

“As estátuas estão bem preservadas, mesmo com este tempo todo dentro do mar”, afirma Barry Cunliffe, professor de arqueologia da Universidade de Oxford.

As descobertas foram feitas em 2000, mas as equipes estão esperançosas de achar outras relíquias da cidade de Heracleion.

"Estamos apenas no início de nossa pesquisa. Nós, provavelmente, teremos que continuar a trabalhar para os próximos 200 anos para Thonis-Heracleion ser plenamente revelada”, comenta Goddio.

Fonte: Webventure
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário