quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Estudante encontra fóssil superconservado de bebê dinossauro nos EUA

Um fóssil superconservado de um bebê dinossauro foi encontrado, por acaso, por um estudante de ensino médio, em Utah, nos Estados Unidos.

Nesta semana, o exemplar de parassaurolofo, um herbívoro gigante portador de uma crista, foi considerado por paleontólogos o exemplar mais completo já localizado.

A descoberta foi anunciada em um artigo publicado na versão online da revista “Peer J”. De acordo com o documento, o achado aconteceu de forma inusitada.

Dois paleontólogos haviam passado dias antes a poucos metros do local no qual Kevin Terris encontrou o fóssil, no sul do Estado de Utah. No entanto, os especialistas não perceberam a importância dos fragmentos.

“No começo, eu estava interessado em ver o que era aquela parte inicial de osso saltando para fora da pedra. Quando nós expusemos o crânio, eu fiquei em êxtase”, lembrou o estudante.

Depois de escavado, paleontólogos se deram conta da descoberta e começaram a fazer um escaneamento 3D do material. O objetivo do procedimento é criar um modelo em três dimensões daquele filhote de parassaurolofo achado.

O fóssil foi estudado por um grupo de pesquisadores que, junto com Terris, foram percebendo a importância da descoberta.

O dinossauro

Datado de aproximadamente 75 milhões de anos atrás, o fóssil está praticamente completo. Por exemplo, no esqueleto, havia ainda tecidos moles, que permitiram analisar mais detalhadamente o espécime, de 1,8m.

A crista, ainda em crescimento, também estava tão bem conservada, que permitiu aos cientistas fazerem uma simulação dos sons que ele fazia.

Segundo os cientistas, o fóssil pertenceu a um parassaurolofo que morreu antes de completar um ano de idade. Quando adulto, ele poderia passar dos 7,5 metros.

Batizado de Joe, o réptil já ensaiava uma pequena crista. Sobre isso, o curador do Museu de Paleontologia Raymond M. Alf e autor principal do trabalho, Andrew Farke, acrescentou: “Isso é surpreendente porque dinossauros relacionados não desenvolviam sua ornamentação até que eles chegassem pelo menos à metade de seu crescimento. O parassaurolofo tinha de ter um início mais precoce por conta de seu 'capacete' exclusivo”.



Fonte: Extra Online

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário