sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Os pneus que nunca furam (porque não tem ar) estão cada vez mais próximos da realidade


Já faz algum tempo que ouvimos falar dos pneus sem ar e que por isso nunca furam (ou melhor, podem até "furar" se um prego entrar na borracha, mas não murcham e continuam podendo ser usados sem problemas).

Aliás, já ouvimos falar até de pneus autorregenerativos (!), e a esperança sempre é de que cheguem logo para reduzir transtornos, gastos e, claro, fabricação/descarte inadequado de mais e mais pneus.

A novidade agora vem da sul-coreana Hankook. Chamados de iFlex, os pneus são construídos com materiais amigáveis à natureza e se sustentam graças a uma combinação de engenharia e design. Dessa maneira, a estrutura interna de plástico gera sustentação, o que faz com que não seja necessário inflar o pneu com ar.

A empresa acabou o trabalho na quinta geração de seu protótipo recentemente. Diferente das anteriores, a nova é capaz de usar rodas tradicionais para se ligar a um carro. Com o uso da tecnologia, pneus furados podem ser coisa do passado.

A Bridgestone, gigante do setor de pneus, já mostrou esforços na mesma direção. A base do projeto é parecida, pois utiliza a distribuição geométrica de materiais para se criar sustentação.

Fonte: EcoD
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário