domingo, 29 de dezembro de 2013

Mercúrio encolhe mais rapidamente do que pensado


Um estudo divulgado no dia 9 em um encontro de geologia nos Estados Unidos indica que o planeta Mercúrio, o mais próximo do Sol, está encolhendo a um ritmo mais rápido do que estimado anteriormente.

Segundo a pesquisa, a primeira pedra do Sistema Solar está 11 quilômetros menor desde que se formou, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Anteriormente o número estimado ficava entre dois e três quilômetros.

As estimativa anterior era feita com dados da sonda Mariner 10, que passou pelo planeta em 1974 e 75. O estudo atual usou registros da Messenger, que cobriu um quinto de Mercúrio.

Mercúrio encolhe porque, mesmo próximo do Sol, esfria. Composto basicamente de um grande núcleo coberto de uma fina crosta, ao resfriar faz com que mais crosta se forma e fique "enrugada", assim como uma maçã que está apodrecendo.

Os novos dados indicam que essa crosta é mais enrugada do que se pensava. Além disso, foram descobertas novos tipos de montanhas, com grandes quedas verticais. Esses dois dados indicam que Mercúrio encolhe a um ritmo maior do que estimado.

Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário