quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Neve derretida revela antigos arco e flechas na Noruega

Nas montanhas da Noruega, a fusão da neve revelou um arco e flechas provavelmente usados ​​por caçadores para matar renas há 5400 anos.

A descoberta destaca os efeitos preocupantes da mudança climática, disse o autor do estudo, Martin Callanan, arqueólogo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Callanan e seus colegas estiveram a investigar, durante o verão, as montanhas Trollheim e Dovre, a algumas horas a sul de Trondheim, na Noruega, para estudar as manchas de neve na área e procurar artefatos arqueológicos.

O trecho de montanhas fica a 1.900 metros acima do nível do mar e nas maiores elevações, apenas rochas e neve prevalecem durante todo o ano. Em 2010 e 2011, um pedaço de neve derreteu, revelando um arco antigo e várias setas que haviam ficado presas na neve durante séculos.

O arco foi feito a partir de um tipo comum de madeira que cresce em altitudes mais baixas ao longo da costa. As setas eram feitas de ardósia, juntamente com diferentes tipos de madeira. A datação revelou que o arco Neolítico tinha cerca de 3.800 anos de idade, enquanto a mais velha das flechas tinha 5.400 anos.

Os antigos caçadores da idade da pedra provavelmente usaram o arco e as flechas para matar renas, que passam os dias de verão em altas altitudes. O refúgio na montanha, teria permitido um bom banquete de insetos aos animais, enquanto o estar perto das manchas de neve teria ajudado as criaturas peludas a manterem-se frescos. Esses hábitos previsíveis provavelmente tornaram-no uma presa fácil para os caçadores antigos.

Ninguém sabe exatamente o que deixou estes instrumentos de caça antigos, mas o arco e as flechas têm um design que é muito semelhante ao encontrado a milhares de quilômetros de distância, em outras paisagens geladas, como o Yukon, afirma Callanan.

"As pessoas na Noruega não têm qualquer contato com as pessoas no Yukon, mas eles têm o mesmo tipo de adaptação", disse Callanan. "Ao longo de diferentes culturas, as pessoas têm agido da mesma maneira".

Encontrar tais ferramentas bem preservados é raro, afirma E. James Dixon, arqueólogo e diretor do Museu Maxwell de Antropologia da Universidade do Novo México, que não esteve envolvido no estudo. No entanto, enquanto o encontrar em si é impressionante, a mudança climática que causou com que tanta neve antiga derretesse é má para a arqueologia, acrescentou.

Artefatos bloqueado no gelo podem ser preservados por milhares de anos. "Assim que o gelo derrete os artefatos estão sujeitos a decomposição", Dixon disse LiveScience. "Para cada artefato que encontramos, provavelmente há centenas, talvez milhares, que são perdidos e para sempre". O arco e as flechas estão descritos na edição de setembro da revista Antiquity.


Fonte: Ciência Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...