segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Desvendado um dos maiores mistérios da Natureza, os Montículos de Mima


Os chamados Montículos de Mima podem ser considerados uma das paisagens mais estranhas da Terra e que até então representavam um verdadeiro mistério para a ciência.

Estes pequenos montes são encontrados em vários locais do nosso planeta, mas eles proliferam de maneira surpreendente na América do Norte, onde formam alinhamentos precisos e geométricos que cobrem vastas extensões de terra.

Até pouco tempo não havia uma explicação clara sobre a origem deste fenômeno, que chega a atingir dois metros de altura por 50m de diâmetro.

Algumas teorias apontavam que as formações eram resultado de terremotos ou geleiras distantes, outras hipóteses indicavam que poderiam ser túmulos de indígenas americanos que viviam na região, assim como também havia aqueles que apontavam que os pequenos montes seriam obra de alguma civilização extraterrestre.

Contudo, uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado de San José, nos Estados Unidos, encontrou uma resposta convincente e terrena: estes montículos foram construídos por pequenos roedores que vivem na região.

Para comprovar essa teoria, o grupo de investigadores, liderados por Manny Gabet, desenvolveu um roedor digital para fazer uma simulação de computador para acompanhar o modo como os roedores se movem na terra enquanto estão escavando.

Os pesquisadores observaram como eles empurram gradualmente a terra para cima para manter secas as suas tocas. Este movimento, repetido por centenas de anos, ao longo de várias gerações, formaram os pequenos montes de terra que se converteram em grandes estruturas.

Manny Gabet explicou que "o resultado deste modelo virtual se parece muito com os montículos de Mima em todos os aspectos, suas dimensões, a forma como estão compactados e a quantidade deles por área (...) que foi simulado pelo computador quase à perfeição".

Fonte: The History Channel
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...